SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Desenvolvimento de uma escala para avaliar traços do transtorno da personalidade histriônico de acordo com o hierarchical taxonomy of psychopathologyImpacto da orientação sexual, suporte social e familiar no estresse de minorias em pessoas LGB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

WINK, Giovana Alessandra; MEA, Cristina Pilla Della  e  ROSSI, Tainá. Legalização da maconha: percepção de psiquiatras e de usuários em recuperação. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 721-733. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-09.

A legalização da maconha no Brasil é um tema que vem sendo discutido atualmente, pois além de questões sobre saúde pública, envolve também aspectos sociais, jurídicos e educacionais. Portanto, o estudo teve como objetivo verificar a percepção de médicos psiquiatras e usuários de maconha em recuperação sobre a legalização de maconha no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória. O estudo foi composto por 20 participantes com idades entre 26 e 71 anos (80% do sexo masculino),10 compondo o grupo de médicos psiquiatras, e 10 usuários de maconha em recuperação. Foi aplicada uma entrevista semiestruturada, e utilizada a análise de conteúdo. A maioria dos participantes se posicionaram de maneira desfavorável (85%) a legalização da maconha Brasil. Os relatos incluíram prejuízos físicos, psíquicos e sociais, bem como a ausência e ineficácia de políticas públicas. Porém, tiveram postura positiva aos tratamentos com canabidiol para doenças refratárias. Portanto, necessita-se de mais pesquisas que contemplem este tema, abarcando outras populações a fim de trazer melhores esclarecimentos.

Palavras-chave : Cannabis; disfunção cognitiva; uso terapêutico; legislação; condições sociais; tráfico de drogas; síndrome de abstinência a substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License