SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Legalização da maconha: percepção de psiquiatras e de usuários em recuperaçãoAvaliação de uma intervenção psicoeducacional para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicação em ingressantes de medicina em uma universidade bilíngue índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

PAVELTCHUK, Fernanda de Oliveira; DAMASIO, Bruno Figueiredo  e  BORSA, Juliane Callegaro. Impacto da orientação sexual, suporte social e familiar no estresse de minorias em pessoas LGB. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 735-748. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-10.

Lésbicas, gays e bissexuais (LGB) podem apresentar menores níveis de saúde mental quando comparados a pessoas heterossexuais. Este estudo verificou o impacto da orientação sexual nos componentes do estresse de minorias (vitimização, homofobia internalizada e ocultação da orientação sexual), e o papel moderador dos suportes social e familiar na relação entre a orientação sexual e os componentes do estresse de minorias. Participaram deste estudo 715 pessoas LGB, das quais 29,1% afirmaram ser lésbicas (n = 208),32,2% gays (n = 230) e 38,8% bissexuais (n = 277). Suas idades variaram de 18 a 70 anos (M = 24,14; DP = 7,18). O questionário foi divulgado por meio de redes sociais e respondido em uma plataforma online. Uma path analysis com efeitos de moderação foi conduzida para testar as interações entre as variáveis orientação sexual, vitimização, homofobia internalizada e ocultação da orientação sexual. Não foram encontradas relações entre as variáveis citadas, o que pode ser explicado pelas características sociodemográficas (raça/etnia, renda, escolaridade) dos participantes. Tais resultados podem estar associados a um viés de resposta oriundo do perfil da amostra participante do presente estudo.

Palavras-chave : Estresse de minorias; suporte familiar; suporte social; orientação sexual; LGB.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License