SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Impact of sexual orientation, social support and family support on minority stress in LGB peopleMorality, activism and radicalism in the brazilian left and the brazilian right author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

ZAZULA, Robson  and  APPENZELLER, Simone. Avaliação de uma intervenção psicoeducacional para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicação em ingressantes de medicina em uma universidade bilíngue. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 749-762. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-11.

A preocupação com o desenvolvimento de habilidades sociais no contexto acadêmico e profissional não é algo frequente. Acadêmicos e profissionais sem habilidades sociais tendem a apresentar elevadas frequências de conflitos interpessoais e negligência na realização de tarefas. O objetivo do presente estudo foi avaliar uma intervenção psicoeducacional focada no desenvolvimento de habilidades sociais em acadêmicos ingressantes do curso de medicina em uma instituição de ensino superior bilíngue. A intervenção psicoeducacional foi realizada em uma disciplina obrigatória do primeiro período, com a participação de 57 acadêmicos do Brasil e de outros países da América Latina. A idade média dos estudantes era 21,28 anos (DP = 4,04). A intervenção foi realizada durante sete sessões com frequência quinzenal, cujos objetivos envolveram o conhecimento teórico sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal no contexto profissional e acadêmico, padrões de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e resolução de conflitos interpessoais. Antes e após a intervenção os estudantes responderam a instrumentos para avaliar o repertório de habilidades sociais e interpessoais e as vivências acadêmicas. Após a intervenção, foi identificado aumento significativo nos escores médios totais em relação a habilidades sociais, comunicação e vivências acadêmicas. O estudo demonstrou a importância de intervenções curtas e precoces como meio de desenvolver habilidades sociais e de comunicação.

Keywords : Comunicação; relacionamento interpessoal; habilidades sociais; intervenção psicoeducacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License