SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Impacto da orientação sexual, suporte social e familiar no estresse de minorias em pessoas LGBMoralidade, ativismo e radicalismo na esquerda e na direita brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

ZAZULA, Robson  e  APPENZELLER, Simone. Avaliação de uma intervenção psicoeducacional para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicação em ingressantes de medicina em uma universidade bilíngue. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 749-762. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-11.

A preocupação com o desenvolvimento de habilidades sociais no contexto acadêmico e profissional não é algo frequente. Acadêmicos e profissionais sem habilidades sociais tendem a apresentar elevadas frequências de conflitos interpessoais e negligência na realização de tarefas. O objetivo do presente estudo foi avaliar uma intervenção psicoeducacional focada no desenvolvimento de habilidades sociais em acadêmicos ingressantes do curso de medicina em uma instituição de ensino superior bilíngue. A intervenção psicoeducacional foi realizada em uma disciplina obrigatória do primeiro período, com a participação de 57 acadêmicos do Brasil e de outros países da América Latina. A idade média dos estudantes era 21,28 anos (DP = 4,04). A intervenção foi realizada durante sete sessões com frequência quinzenal, cujos objetivos envolveram o conhecimento teórico sobre a comunicação e o relacionamento interpessoal no contexto profissional e acadêmico, padrões de relacionamento interpessoal, trabalho em equipe e resolução de conflitos interpessoais. Antes e após a intervenção os estudantes responderam a instrumentos para avaliar o repertório de habilidades sociais e interpessoais e as vivências acadêmicas. Após a intervenção, foi identificado aumento significativo nos escores médios totais em relação a habilidades sociais, comunicação e vivências acadêmicas. O estudo demonstrou a importância de intervenções curtas e precoces como meio de desenvolver habilidades sociais e de comunicação.

Palavras-chave : Comunicação; relacionamento interpessoal; habilidades sociais; intervenção psicoeducacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License