SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Avaliação de uma intervenção psicoeducacional para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicação em ingressantes de medicina em uma universidade bilíngueResiliência comunitária: um estudo de caso de uma Comunidade de Fortaleza, CE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

GLORIAFILHO, Mario  e  MODESTO, João Gabriel. Moralidade, ativismo e radicalismo na esquerda e na direita brasileira. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 763-777. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-12.

Nos últimos anos foi possível observar na política brasileira o acirramento de tensões entre indivíduos que se declaram de direita e de esquerda. Essas tensões, não raramente, resultaram em comportamentos radicais em pessoas que se identificam com ambos os lados do espectro político. Frente a esse contexto, o presente trabalho possuiu dois objetivos principais: (a) investigar as matrizes morais (tendo como base a Teoria dos Fundamentos Morais) de participantes que se identificam como de esquerda, centro-esquerda, centro-direita e direita e (b) comparar os índices de ativismo e radicalismo entre participantes com essas diferentes posições políticas. Participaram do estudo 226 pessoas, sendo a maioria do Distrito Federal (64.16%). Os participantes responderam a um instrumento online composto pelo Questionário de Fundamentos Morais, escala de Ativismo\Radicalismo e informaram dados demográficos (incluindo o próprio posicionamento político). Foram encontradas diferenças nas matrizes morais dos participantes com diferentes posições políticas. Foram ainda encontrados maiores índices de ativismo e radicalismo entre participantes que se autodeclararam de esquerda. Tendo como base a literatura na área, a percepção de injustiça vivenciada por parte de membros da esquerda brasileira no atual contexto político do país pode favorecer a compreensão dos achados da presente pesquisa.

Palavras-chave : Fundamentos morais; ativismo político; radicalismo político; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License