SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Moralidade, ativismo e radicalismo na esquerda e na direita brasileiraUtilizando videomodelação instrucional para ensinar mães de crianças diagnosticadas com autismo a implementar tentativas discretas: uma replicação sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

OLIVEIRA, Ana Tercila Campos  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Resiliência comunitária: um estudo de caso de uma Comunidade de Fortaleza, CE. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 779-793. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-13.

O objetivo foi compreender processos de resiliência comunitária (RC) e fatores a ela relacionados, através de um estudo de caso de uma comunidade de Fortaleza, CE, que teve origem em uma ocupação urbana e se caracteriza por baixos indicadores sociais e pela luta por melhorias para o lugar. Realizou-se um estudo de caso único, com base na Inserção Ecológica e em 10 entrevistas com lideranças comunitárias e moradores. Os dados foram submetidos à Análise de Conteúdo e duas categorias de análise foram identificadas. As principais adversidades vivenciadas referem-se às dificuldades estruturais, violência e estigma de violência associado ao local. Os processos de RC são ilustrados nas lutas comunitárias em prol de direitos básicos e estão alicerçados nos seguintes fatores: capital social, laços culturais e na infraestrutura que apoia o crescimento da comunidade. Ressalta-se a relevância do conceito de RC para o estudo de adversidades, como a pobreza e a violência, as quais são historicamente menos enfatizadas nos estudos sobre RC, embora sejam as mais crônicas e frequentes no contexto brasileiro.

Palavras-chave : Resiliência comunitária; comunidade; capital social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License