SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Community resilience: a case study of a community of Fortaleza, CESocial representations on euthanasia between students of law and medicine: a comparative analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

BARBOZA, Adriano Alves; COSTA, Lidiene Camila Barbosa  and  BARROS, Romariz da Silva. Utilizando videomodelação instrucional para ensinar mães de crianças diagnosticadas com autismo a implementar tentativas discretas: uma replicação sistemática. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 795-804. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-14.

O elevado número de casos de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) determina uma grande necessidade de atendimento adequado a essa população. Isso é particularmente crítico, considerando a intensidade necessária recomendada na literatura especializada. A intervenção parental pode ser uma alternativa para proporcionar acesso a uma intervenção de qualidade e economicamente acessível, e recursos como a videomodelação podem auxiliar a eficiência deste tipo de treinamento. Este trabalho teve como objetivo avaliar, através de rigoroso controle experimental, a eficiência da videomodelação instrucional no treinamento parental para implementar ensino por tentativas discretas. Participaram deste estudo três díades mãe-criança: Beatriz (27 anos) e Luan (3 anos); Eliana (30 anos) e Igor (2 anos); Vanessa (40 anos) e Daniel (4 anos). Os resultados mostraram aumento na precisão de desempenho de todas as mães na aplicação de tentativas discretas, com duração média de carga horária de treinamento em torno de 4 horas. É possível que esse tipo de ferramenta tenha efeito sobre a motivação e promova amplamente o acesso a contingências de treinamento, diferentemente das limitações de treinamentos presenciais. Porém é importante enfatizar que essa ferramenta só atinge sua plena função se estiver inserida dentro de um programa mais amplo de treinamento.

Keywords : Treinamento parental; ensino por tentativas discretas; videomodelação instrucional; Transtorno do Espectro do Autismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License