SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Videomodelado instruccional para enseñar a madres de niños diagnosticados con TEA la implementación de ensayos discretos: una replicación sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

SANTOS, Joicy Leide de França; MORAIS, Edclécia Reino Carneiro de  y  ALESSIO, Renata Lira dos Santos. Representações sociais sobre eutanásia entre estudantes de direito e medicina: uma análise comparativa. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.3, pp. 805-818. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.3-15.

A prática de eutanásia ativa o debate sobre os alcances dos esforços terapêuticos em situações limítrofes e implica a sociedade na discussão de valores e crenças sociais envolvidos na gestão da pessoa. Objetivou-se analisar as representações sociais sobre eutanásia entre estudantes de direito e medicina. Foi aplicado um questionário de associação livre com o termo indutor eutanásia para 120 universitários. Os dados foram submetidos separadamente a uma análise prototípica (Software IRAMUTEQ) e a uma análise de correspondências múltiplas - ACM (Software R.Temis). Através da análise prototípica, foram identificadas algumas variações na hipótese do núcleo central, que remetem à possibilidade da existência de duas representações sociais distintas. Através da ACM foi observado um campo léxico ligado à imagem da morte para Medicina e a valores e normas para Direito, tendo ainda a religião como variável significativa na reorganização do campo representacional, podendo acentuar uma dimensão negativa e condenatória sobre tal prática.

Palabras clave : Eutanásia; bioética; representações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License