SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Escala clima para criatividade em sala de aula: evidência de validade fatorial no contexto português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

CRAVO, Felipe Augusto Monteiro et al. Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclear. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 819-835. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-01.

Considerando os efeitos do ensino de leitura sobre a precisão da fala de crianças com deficiência auditiva e implante coclear apresentados na literatura, o objetivo deste estudo foi verificar os efeitos do Módulo 2 do ALEPP® sobre a precisão da fala em leitura de palavras com dificuldades ortográficas a uma criança usuária de implante coclear. A participante tinha nove anos, com deficiência auditiva profunda, bilateral e sensorioneural. O programa expôs a contingências de ensino de seleção de palavras e sílabas impressas condicionalmente a palavras e sílabas ditadas com seis conjuntos de estímulos (ç, lh, ch, vLc, vNc e vRc); cada conjunto era composto por 16 palavras, totalizando 96 palavras de ensino; outras 64 palavras funcionaram como controle. Testes das 160 palavras intercalaram o ensino de acordo com o delineamento de múltiplas sondas. A participante aprendeu a ler as 96 palavras-alvo de ensino, com estabelecimento de controle pelas unidades mínimas alvo, manutenção de desempenho e generalização na leitura de palavras controle. Erros na precisão da fala diminuíram somente após o ensino. Os resultados replicam estudos anteriores com palavras simples e futuras investigações podem isolar os tipos de treino do ALEPP® e explorar seus efeitos sobre a precisão da fala e sobre o controle pelas unidades mínimas.

Palavras-chave : Ensino de leitura; precisão da fala; implante coclear.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License