SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Ensino de leitura de palavras com dificuldades ortográficas para uma criança com de implante coclearEscala de apreciação em relacionamentos (AIR): evidências preliminares de validade e precisão no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MORAIS, Maria de Fátima; VIANA, Fernanda Leopoldina; FLEITH, Denise de Souza  e  DIAS, Carla. Escala clima para criatividade em sala de aula: evidência de validade fatorial no contexto português. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 837-849. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-02.

Habilidades criativas são um requisito para a atualidade e podem ser intencionalmente promovidas desde o início do percurso de vida. O ambiente escolar surge como privilegiado nessa promoção, sendo a facilitação de um clima criativo em sala de aula uma das formas de operacionalizá-la. Esse clima pode ser investigado sob a ótica dos alunos. O objetivo deste estudo foi adaptar, para o contexto português, a Escala sobre o Clima para a Criatividade em Sala de Aula, desenvolvida no Brasil. Participaram da pesquisa 436 alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade (idade média=9 anos). Os resultados mostram um instrumento com 22 itens, a serem respondidos em uma escala Likert de 5 pontos, a qual avalia quatro fatores (Suporte do Professor à Expressão de Ideias do Aluno, Autopercepção do Aluno com Relação à Criatividade, Interesse do Aluno pela Aprendizagem, Autonomia do Aluno). Os coeficientes alfa de fidedignidade variaram de 0,52 a 0,80. Ela pode ser útil em pesquisas sobre a percepção de alunos portugueses sobre práticas incentivadoras à criatividade por parte dos docentes e sobre a autoavaliação de criatividade, bem como para fins de diagnóstico do clima para criatividade em sala de aula.

Palavras-chave : Clima criativo; escala; validação; sala de aula; crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License