SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Escala clima para criatividade em sala de aula: evidência de validade fatorial no contexto portuguêsEvidências empíricas sobre a relação entre coparentalidade e temperamento: uma revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MEDEIROS, Emerson Diógenes de; FREIRE, Sandra Elisa de Assis; PORTELA, Ariane Viana Martins  e  BRITO, Rislay Carolinne Silva. Escala de apreciação em relacionamentos (AIR): evidências preliminares de validade e precisão no Brasil. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 851-864. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-03.

Este estudo objetivou adaptar e buscar evidências de validade e precisão da escala de Apreciação nos Relacionamentos (AIR) para o contexto brasileiro, com base em evidências de validade de construto, como a análise fatorial e a consistência interna. A amostra foi composta por 233 pessoas em relacionamento amoroso de 15 estados brasileiros, maiores de 18 anos, sendo a maioria mulheres (52,4%), mesmo com a busca por uma população com composição homogênea. Os participantes responderam aos instrumentos: a AIR e o Questionário Sociodemográfico. Através da Modelagem por Equações Estruturais, com a Análise Fatorial Confirmatória, foi confirmada a estrutura da medida sobre a existência de dois fatores, com os seguintes índices de ajuste: χ2/gl= 2,70, CFI = 0,97, TLI = 0,96, RMSEA (IC90%) = 0,08 (0,07-0,10). Conclui-se que a AIR revela evidências preliminares aceitáveis quanto aos parâmetros psicométricos no contexto brasileiro, podendo ser utilizada em pesquisas sobre a apreciação nos relacionamentos no Brasil.

Palavras-chave : Apreciação; relacionamento; validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License