SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Escala de apreciação em relacionamentos (AIR): evidências preliminares de validade e precisão no BrasilRepresentações sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos de adolescentes e adultos: um estudo qualitativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

BARRETO, Monica; KOLTERMANN, João Paulo; CREPALDI, Maria Aparecida  e  VIEIRA, Mauro Luís. Evidências empíricas sobre a relação entre coparentalidade e temperamento: uma revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 865-878. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-04.

O objetivo desta revisão foi analisar os estudos empíricos que mediram temperamento e coparentalidade. Para tanto, buscou-se responder à pergunta: "qual a relação entre as variáveis coparentalidade e temperamento em estudos empíricos, considerando as diferentes abordagens teóricas, os diferentes instrumentos utilizados em famílias com crianças entre zero e 11 anos?". As bases de dados escolhidas para a revisão foram BVS-PSI, Psycinfo, Pubmed, Scopus e Web of Science. Na base de dados nacional BVS-PSI nenhum artigo foi encontrado. Foram selecionados 28 artigos, os quais foram analisados na íntegra e descritos quanto ao número de participantes, o método, os instrumentos utilizados e outras variáveis mensuradas. Os resultados a respeito da relação entre coparentalidade e temperamento foram organizados em seis categorias. Apenas dois artigos apontaram a não existência de relações significativas entre as duas variáveis. Destaca-se que a maioria dos artigos indicou o temperamento como preditor da coparentalidade, bem como o papel moderador da coparentalidade enquanto fator de risco e proteção. As relações bidirecionais entre as variáveis foram abordadas em apenas três artigos e questiona-se a escassez de estudos nessa direção. As diferenças na coparentalidade de pais e mães apontam para a importância das discussões sobre gênero.

Palavras-chave : Coparentalidade; temperamento; revisão sistemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License