SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Empirical evidence on the relationship between coparenting and temperament: a systematic review of the literatureNursery educators' implicit mentalizing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

DUARTE, Eva; GOUVEIA-PEREIRA, Maria  and  SAMPAIO, Daniel. Representações sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos de adolescentes e adultos: um estudo qualitativo. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 879-894. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-05.

Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos e comparar as representações de adolescentes com e sem uma história de comportamentos auto-lesivos e de adultos sem uma história destes comportamentos. Foi realizado um estudo qualitativo que envolveu a análise de conteúdo de 41 entrevistas semi-directivas. Os participantes consistiram em 11 adolescentes com uma história de comportamentos auto-lesivos, e 15 adolescentes e 15 adultos sem uma história destes comportamentos. Os participantes referiram oito funções dos comportamentos auto-lesivos consistentes com a literatura existente, nomeadamente funções interpessoais (Influência Interpessoal, Ligação com os Pares, Limites Interpessoais, e Tentativa de Comunicação) e funções intrapessoais (Auto-Punição, Auto-Regulação do Afecto, Anti-Dissociação, e Mecanismo de Fuga). Duas novas funções não descritas na literatura foram também mencionadas (Mecanismo Introspectivo e Substituição do Sofrimento). No que se refere às diferenças entre os três grupos, no geral, o grupo de adultos referenciou mais funções interpessoais, enquanto os grupos de adolescentes destacaram as funções intrapessoais. Este estudo contribui para a compreensão das representações sociais sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos, focando igualmente as diferenças entre adolescentes com e sem uma história destes comportamentos e adultos sem uma história de comportamentos auto-lesivos.

Keywords : Comportamentos auto-lesivos; representações sociais; funções; entrevistas; estudo qualitativo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License