SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Evidencias empíricas sobre la relación entre coparentalidad y temperamento: una revisión sistemática de la literaturaLa capacidad de mentalización implícita de educadoras de guarderías infantiles índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

DUARTE, Eva; GOUVEIA-PEREIRA, Maria  y  SAMPAIO, Daniel. Representações sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos de adolescentes e adultos: um estudo qualitativo. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 879-894. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-05.

Este estudo teve como objetivo descrever as representações sociais sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos e comparar as representações de adolescentes com e sem uma história de comportamentos auto-lesivos e de adultos sem uma história destes comportamentos. Foi realizado um estudo qualitativo que envolveu a análise de conteúdo de 41 entrevistas semi-directivas. Os participantes consistiram em 11 adolescentes com uma história de comportamentos auto-lesivos, e 15 adolescentes e 15 adultos sem uma história destes comportamentos. Os participantes referiram oito funções dos comportamentos auto-lesivos consistentes com a literatura existente, nomeadamente funções interpessoais (Influência Interpessoal, Ligação com os Pares, Limites Interpessoais, e Tentativa de Comunicação) e funções intrapessoais (Auto-Punição, Auto-Regulação do Afecto, Anti-Dissociação, e Mecanismo de Fuga). Duas novas funções não descritas na literatura foram também mencionadas (Mecanismo Introspectivo e Substituição do Sofrimento). No que se refere às diferenças entre os três grupos, no geral, o grupo de adultos referenciou mais funções interpessoais, enquanto os grupos de adolescentes destacaram as funções intrapessoais. Este estudo contribui para a compreensão das representações sociais sobre as funções dos comportamentos auto-lesivos, focando igualmente as diferenças entre adolescentes com e sem uma história destes comportamentos e adultos sem uma história de comportamentos auto-lesivos.

Palabras clave : Comportamentos auto-lesivos; representações sociais; funções; entrevistas; estudo qualitativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License