SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Social representations about the functions of deliberate self-harm from adults and adolescents: a qualitative studySubjective well-being trajectories of street-involved youth: considerations of a longitudinal study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

RECKTENVALD, Karina  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. A capacidade de mentalização implícita de educadoras de berçário. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 895-908. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-06.

Capacidade de mentalização refere-se à possibilidade de um indivíduo entender seus comportamentos e os dos outros em termos de estados mentais, o que pode ser feito a partir de sua capacidade de mentalização implícita. Esta tende a ser empregada pelo sujeito na maior parte do tempo, a ser procedural e a demandar pouca atenção e reflexão. Este estudo objetivou avaliar a capacidade de mentalização implícita de educadores de berçário que atuam com bebês, entre quatro a dezoito meses de idade, em escolas de Educação Infantil. Participaram quatro educadoras. Empregaram-se os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos e Profissionais e filmagem das observações - analisada através dos indicadores respostas das educadoras frente às ações dos bebês e referências a estados mentais no discurso. Os resultados sugerem que duas participantes destacaram-se positivamente e as demais apresentaram dificuldades nesses dois indicadores. Discutem-se tais resultados e possíveis fatores intervenientes na capacidade de mentalização. Aponta-se a importância de novos estudos sobre a temática para a construção de instrumentos e planejamento de intervenções que almejem aprimorar a capacidade de mentalização para promover saúde mental.

Keywords : Mentalização; docente; creche.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License