SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4A capacidade de mentalização implícita de educadoras de berçárioAvaliação da eficácia do programa amigos divertidos (fun friends) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LIMA, Rebeca Fernandes Ferreira  e  MORAIS, Normanda Araujo de. Bem-estar subjetivo na trajetória de jovens em situação de rua: considerações de um estudo longitudinal. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 909-923. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-07.

A vida nas ruas trata-se de um processo de vulnerabilidade. Jovens usam as ruas como fuga da pobreza, abuso e violência. Contudo, o foco nos riscos pode negligenciar fatores positivos com potencial para promover o desenvolvimento saudável. Destarte, investigou-se trajetórias de jovens em situação de rua com diferentes perfis de bem-estar subjetivo (BES). Entrevistas realizadas em três momentos, com intervalos de seis meses, incluíram um roteiro semiestruturado de experiência de vida (e.g., saída de casa, vida na rua e experiência escolar) e medidas de bem-estar. A análise de cluster identificou três grupos: BES médio, BES positivo e BES negativo. Selecionou-se dois participantes de cada grupo para um estudo de casos múltiplos. Identificou-se que o grupo BES positivo manteve vínculos com a família e instituições além da rua, enquanto o BES negativo relatou baixo apoio social e forte envolvimento com a rua. O BES negativo compôs-se de meninas com conflitos familiares, violência emocional, física e sexual e dificuldades de adaptação. Sugere-se que a pesquisa sobre o bem-estar pode contribuir para práticas de proteção, indicando a necessidade de fortalecer os laços familiares e institucionais como estratégia para o desenvolvimento. A abordagem longitudinal evidencia que intervenções precoces podem antecipar resultados positivos no desenvolvimento.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; jovens em situação de rua; estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License