SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Evaluación de la eficacia del programa amigos divertidos (fun friends)Representaciones sociales del cuerpo y de la salud para practicantes y no practicantes de actividades físicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

FIERRO, Catriel; GALLEGOS, Miguel; VIDELA, Carmen Burgos  y  PECANHA, Viviane de Castro. Os estudos de ciência e tecnologia e a historiografia da psicologia: uma análise crítica. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 943-959. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-09.

Este artigo examina a relação entre os campos da história da psicologia e os estudos sociais sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS). Primeiro, apresentamos uma breve visão histórica situando os objetivos da psicologia no amplo campo da CTC contemporânea. Em seguida, descrevemos a influência da CTS no âmbito da história da psicologia através de uma revisão da literatura que enfatiza as produções Ibero-Americanas. Nossos resultados sugerem que as pesquisas realizados no campo CTS podem contribuir para a compreensão das questões históricas que emergem na área da psicologia através de sete linhas de pesquisa relacionadas a interseção de estudos sociológicos e históricos, que envolvem o estudo de objetos psicológicos, a história da instrumentação psicológica, a análise histórica da psicologia como disciplina e o estudo do treinamento em psicologia, entre outros. O trabalho conclui que os estudos desempenham um papel importante na produção do conhecimento histórico, destacando os referenciais conceituais na pesquisa histórica para esclarecer questões historiográficas e auxiliar na definição epistemológica de objetos psicológicos.

Palabras clave : História da psicologia; sociologia da ciência; história da ciência; estudos sociais da ciência e tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License