SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Os estudos de ciência e tecnologia e a historiografia da psicologia: uma análise críticaPredição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais: revisão sistemática da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

SOUZA, Sandra Cristina Stankel de; RIBEIRO, Renato Duarte; POLLI, Gislei Mocelin  e  WANDERBROOCKE, Ana Claudia. Representações sociais do corpo e da saúde para praticantes e não praticantes de atividades físicas. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 961-975. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-10.

Este estudo teve como objetivo investigar as Representações Sociais do corpo e da saúde para praticantes e não praticantes de atividades físicas. Participaram do estudo 55 praticantes 55 não praticantes. Foi utilizado um questionário composto por questões de evocação livre sobre corpo e saúde, questões de caracterização, condições de saúde e prática de atividades físicas. Os dados foram coletados em uma Universidade particular e em uma academia de treinamento funcional da cidade de Curitiba, Paraná, Brasil. Os dados de evocação livre foram tratados por análises lexicográficas. Aspectos de caracterização, condições de saúde e práticas de atividade física foram analisados por estatística descritiva e relacional, utilizando os testes qui-quadrado e t de Student. Os dados de caracterização foram considerados variáveis explicativas para a análise das Representações Sociais do corpo e da saúde. Identificou-se que os dois grupos compartilham representações relacionadas aos cuidados com o corpo e a saúde. Nas Representações Sociais do corpo, os elementos relacionados à atividade física ocupam um lugar central. Nas representações sociais de saúde, ocupam um lugar periférico. Embora as preocupações com a estética se destaquem, os participantes reconhecem que a atividade física regular pode contribuir para a promoção da saúde e a qualidade de vida.

Palavras-chave : Representações sociais; saúde; corpo; atividade física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License