SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Representações sociais do corpo e da saúde para praticantes e não praticantes de atividades físicasA saúde mental dos profissionais da saúde: um olhar ao sofrimento de quem cuida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

COSTA, Bianca Cristine Gomide  e  FLEITH, Denise de Souza. Predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais: revisão sistemática da literatura. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 977-991. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-11.

O objetivo do estudo foi examinar a produção científica acerca da predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais mediante uma revisão sistemática da literatura envolvendo artigos empíricos. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, Pepsic e Portal de Periódicos Capes, sendo definido o período de 2008 a 2018. Vinte seis artigos, que atenderam aos critérios de inclusão pré-estabelecidos, foram analisados. A inteligência foi a variável mais frequente nos estudos (n=7) e explicou de 1,21% a 43% do desempenho escolar. Algumas variáveis socioemocionais apresentaram poder preditivo superior ao da inteligência: autorregulação (49 a 90%), satisfação com o processo de aprendizagem (79,21%), autoeficácia (2,56 a 44,89%) e envolvimento com a aprendizagem (6,76 a 44,89%). A literatura revisada permite concluir que o desempenho acadêmico é multideterminado, tendo sido identificadas influências de distintas variáveis cognitivas e socioemocionais. Aponta-se a necessidade de estudos futuros considerarem a utilização de medidas padronizadas de desempenho que possibilitem maior comparabilidade dos dados, bem como a necessidade da construção de modelos de múltiplas variáveis e suas correlações para uma investigação mais profunda dos impactos dessas relações sobre o desempenho ao longo da trajetória escolar.

Palavras-chave : Predição; desempenho acadêmico; revisão de literatura; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License