SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Predição do desempenho acadêmico por variáveis cognitivas e socioemocionais: revisão sistemática da literaturaEstrutura e zona muda das representações sociais de conselheiros municipais do idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MONTEIRO, Daniela Trevisan; MENDES, Jussara Maria Rosa  e  BECK, Carmem Lúcia Colomé. A saúde mental dos profissionais da saúde: um olhar ao sofrimento de quem cuida. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 993-1006. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-12.

Este estudo teve como objetivo conhecer as características do trabalho no contexto hospitalar e os possíveis efeitos na saúde mental dos profissionais que realizam o cuidado de pacientes no fim de vida. Realizou-se um estudo descritivo e qualitativo com base em entrevistas e observações. Foram entrevistados 34 médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de clínica médica e pronto-socorro em um hospital de ensino do Rio Grande do Sul. Os resultados, obtidos a partir da análise de conteúdo, mostraram que na clínica médica há maior sofrimento quando acontece a morte ou a piora do paciente, fontes de prejuízo à saúde mental. No pronto-socorro, a morte gera sofrimento apenas quando traumática. As intercorrências próprias da emergência e da organização do trabalho são as maiores fontes de estresse para os profissionais, afetando sua saúde mental. Logo, a saúde mental dos profissionais encontra-se fragilizada frente às exigências do trabalho em saúde. É necessário repensar a organização institucional, redefinir ações e agir coerentemente com as necessidades dos profissionais, buscando melhorias no trabalho e na saúde mental.

Palavras-chave : Atitude frente à morte; pessoal de saúde; assistência integral à saúde; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License