SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4The structure and mute zone of social representations made by members of the municipal council for the rights of the elderlyInfluence of group membership, moral values and belief in a just world in blaming the victim author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Temas em Psicologia

Print version ISSN 1413-389X

Abstract

MEDEIROS, Fernanda Borges de  and  PICCININI, Cesar Augusto. Transição para paternidade no contexto da prematuridade: gestação ao 3º mês após alta do bebê. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 1021-1037. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-14.

O presente estudo buscou compreender a transição para a paternidade no contexto da prematuridade desde a internação do bebê na UTIN até o 3º mês após a sua alta hospitalar por meio de um estudo de caso coletivo. Participaram três pais de bebês nascidos pré-termo e do sexo feminino. Todos residiam com a mãe do bebê. As entrevistas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os relatos sobre gestação e parto revelaram impotência e preocupações referentes à saúde, sobrevivência e condição emocional da esposa. Após o parto, os participantes mostraram-se bastante dedicados e atenciosos como pais, especialmente, durante os primeiros dias de vida do bebê, incluindo visitas ao bebê na UTIN e apoio emocional à esposa. Após a alta hospitalar, os relatos paternos evidenciaram o quanto as filhas, embora saudáveis, ainda eram percebidas como bebês bastante vulneráveis, desencadeando uma série de cuidados e importantes repercussões em suas vidas. Destaca-se a necessidade de se oferecer intervenções psicológicas não só às mães, mas também aos pais dos bebês nascidos pré-termo.

Keywords : Paternidade; nascimento prematuro; UTIN neonatal; gravidez; parto.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License