SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Estrutura e zona muda das representações sociais de conselheiros municipais do idosoInfluência da pertença grupal, valores morais e crença no mundo justo na culpabilização da vítima índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

MEDEIROS, Fernanda Borges de  e  PICCININI, Cesar Augusto. Transição para paternidade no contexto da prematuridade: gestação ao 3º mês após alta do bebê. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 1021-1037. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-14.

O presente estudo buscou compreender a transição para a paternidade no contexto da prematuridade desde a internação do bebê na UTIN até o 3º mês após a sua alta hospitalar por meio de um estudo de caso coletivo. Participaram três pais de bebês nascidos pré-termo e do sexo feminino. Todos residiam com a mãe do bebê. As entrevistas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os relatos sobre gestação e parto revelaram impotência e preocupações referentes à saúde, sobrevivência e condição emocional da esposa. Após o parto, os participantes mostraram-se bastante dedicados e atenciosos como pais, especialmente, durante os primeiros dias de vida do bebê, incluindo visitas ao bebê na UTIN e apoio emocional à esposa. Após a alta hospitalar, os relatos paternos evidenciaram o quanto as filhas, embora saudáveis, ainda eram percebidas como bebês bastante vulneráveis, desencadeando uma série de cuidados e importantes repercussões em suas vidas. Destaca-se a necessidade de se oferecer intervenções psicológicas não só às mães, mas também aos pais dos bebês nascidos pré-termo.

Palavras-chave : Paternidade; nascimento prematuro; UTIN neonatal; gravidez; parto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License