SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Transición hacia la paternidad en el contexto de la prematuridad: gestación a tres meses após el alta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Temas em Psicologia

versión impresa ISSN 1413-389X

Resumen

ALBUQUERQUE, Iara Maribondo; TORRES, Ana Raquel Rosas; ESTRAMIANA, José Luis Álvaro  y  LUQUE, Alicia Garrido. Influência da pertença grupal, valores morais e crença no mundo justo na culpabilização da vítima. Temas psicol. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp. 1039-1054. ISSN 1413-389X.  http://dx.doi.org/10.9788/TP2019.4-15.

Este trabalho investigou a relação entre pertença grupal da vítima (endogrupo vs. exogrupo) e vitimização secundária por ela sofrida moderada pelos valores morais e Crença em um Mundo Justo (CMJ). Em consonância com estudos anteriores, a vítima do endogrupo foi mais responsabilizada pela violência sexual por ela sofrida (Estudo 1, N = 250). Por sua vez, essa relação foi moderada pelos valores vinculativos (Estudo 2, N = 117) e pela CMJ (Estudo 3, N = 258). Em conjunto, os resultados sugerem que a responsabilização da vítima de violência sexual é maior quando ela pertence ao endogrupo; e que esta relação é predita pela alta adesão aos valores vinculativos e baixa adesão à Crença em um Mundo Justo (CMJ). Esta investigação traz contribuições na medida em que demonstra que a relação entre adesão aos valores vinculativos e a derrogação da vítima não ocorre exclusivamente ao nível cognitivo, como um processamento de informação no qual a alta adesão a esses valores produziria maior vitimização secundária independente da pertença grupal da vítima. Adicionalmente, sinaliza a importância de considerar os processos psicossociais subjacentes à violência contra as mulheres com a finalidade de promover discussões e ações mais efetivas.

Palabras clave : Vitimização secundária; valores morais; Crença em um Mundo Justo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License