SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue26The violence of / in the eating disorders' bodyObjectvoice: incidence of the superego in masochism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

ROBERT, Priscila Pereira  and  KUPERMANN, Daniel. Dor e resistência na clínica psicanalítica. O manejo das transferências negativas em Freud. Cad. psicanal. [online]. 2012, vol.34, n.26, pp. 37-49. ISSN 1413-6295.

O manejo da transferência negativa na obra de Freud é problematizado a partir do conceito de resistência. Abordamos os problemas da clínica da histeria, das neuroses narcísicas, do trauma e do masoquismo, com o intuito de demonstrar o percurso teórico-clínico do qual emerge uma dimensão do manejo que, para além da interpretação, consiste na sustentação e circulação dos afetos hostis que se manifestam como resistência à submissão no trabalho analítico e como condição para a criação de possibilidades de lidar com o desamparo e a dor.

Keywords : Transferência negativa; manejo; resistência; dor; clínica psicanalítica; Sigmund Freud (1856-1939); Sigmund Freud (1856-1939).

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )