SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número26A escuta discursiva de mães de crianças autistas: o primeiro olhar sobre o filhoRastros e escombros da violência: memórias do assassinato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ROMAO-DIAS, Daniela  e  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. O brincar e a realidade virtual. Cad. psicanal. [online]. 2012, vol.34, n.26, pp. 85-101. ISSN 1413-6295.

Após quase duas décadas da entrada da Internet comercial no Brasil, seu uso nocivo continua a ser alvo de muitos debates. Na contramão desta corrente, este artigo pretende destacar algo pouco estudado nos meios psicanalítico e psicológico: os efeitos enriquecedores da Internet. Tomando por base o trabalho de D. W. Winnicott, articulamos os conceitos de espaço potencial e do brincar com o espaço virtual gerado pela Internet. A partir de observações do cotidiano, referências bibliográficas e de uma pesquisa realizada com usuários brasileiros da Rede, sustentamos que a Internet pode assumir, para alguns, a função de espaço potencial e ser um lugar para o brincar.

Palavras-chave : Espaço potencial; brincar; internet; subjetvidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )