SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue28Of what dreams are made?Dream time, rêverie time and the analytuc-third author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

LEANDRO, Mardem; COUTO, Daniela Paula do  and  LANNA, Maria dos Anjos Lara e. Da realidade psíquica ao laço social: a função de mediação do conceito de fantasia. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp. 27-48. ISSN 1413-6295.

Este artigo investiga a forma pela qual a fantasia faz a mediação entre a realidade psíquica e o laço social. O conhecimento de como a fantasia se constitui mediadora entre a realidade interna do neurótico e a realidade factual do mundo exterior é de fundamental importância, tal como Freud assinala em A interpretação dos sonhos. Nesta obra, o radical da realidade se confirma como resultado de uma distorção capaz de abordar o desejo; o que, por sua vez, situa o conceito de fantasia como um conceito basilar para a Psicanálise, ao revelar a dinâmica da formação da realidade mediante uma composição simbólico-imaginária em contraposição ao Real.

Keywords : Realidade psíquica; Real; fantasia; sonho; laço social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )