SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número28Considerações sobre a formação do analista: ética, saber e transmissãoA dor de não existir: uma reflexão sobre a questão dos limites nas patologias alimentares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

VILHENA, Junia de; BITTENCOURT, Maria Inês Garcia de Freitas; NOVAES, Joana de Vilhena  y  ZAMORA, Maria Helena. Cuidado, maternidade e temporalidade: repensando os valores contemporâneos da eficiência. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp. 111-127. ISSN 1413-6295.

Este artigo busca refletir sobre o quanto a atenção e a preocupação com o bem estar físico e emocional do bebê transformaram o "cuidado" em fonte de angústia, frustração e invasão ao espaço delicadamente estabelecido na relação mãe-filho. Tal fato, muitas vezes, dificulta o desenvolvimento emocionalmente saudável e a capacidade do sujeito para lidar, de forma criativa, com os desafios da vida. Tendo por base a premissa de que a influência da concepção contemporânea do tempo gera tal urgência no "fazer", e que, muitas vezes, o "tempo de ser" se perde, buscamos mostrar como a crescente colonização da esfera familiar pelas chamadas "expertises" transforma a parentalidade em uma tarefa marcada pela insegurança, pela angústia e pela dívida.

Palabras clave : Relação mãe-filho; tempo; eficiência; saúde; Mother-child relationship.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )