SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número28A dor de não existir: uma reflexão sobre a questão dos limites nas patologias alimentaresPsicanálise e Educação: do barulho à batucada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ARAUJO, Fabíola Menezes de. O véu do inconsciente e a questão da angústia. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp. 149-168. ISSN 1413-6295.

Lacan evoca a noção de véu do inconsciente em paralelo à de muro da linguagem. A tese do psicanalista de que o inconsciente é estruturado como linguagem se apresenta, nesses termos, em conformidade com a seguinte lógica: assim como o véu em questão dá-se como uma alternância de significantes, também a phantasia se constituiria como uma alternação dos significantes capazes de conjugar tanto a função imaginária da castração quanto a ausência dessa função. De modo semelhante à phantasia, o agalma também compreende a função da castração. O agalma, no entanto, favorece a produção simbólica com base no acontecimento da angústia, já na phantasia afasta-se simplesmente a angústia que, posteriormente, tende a retornar no modo de sintomas.

Palavras-chave : Ordenações simbólicas; phantasia; agalma; angústia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )