SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue28The veil of the unconscious and the issue of anxietyA psychoanalytic analysis of compulsion and impulsion from the perspective of the jouissance and the act author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MACIEL, Maria Regina. Psicanálise e Educação: do barulho à batucada. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp. 169-181. ISSN 1413-6295.

Este artigo parte de uma recapitulação dos principais comentários feitos por Freud relativos à Educação e prossegue acompanhando alguns trabalhos contemporâneos sobre o tema, nos quais os laços entre os dois campos - Psicanálise e Educação - são refeitos. Em seguida, o artigo apresenta um panorama da renovação que o pensamento de Winnicott nos oferece quanto a esta questão - tomando como eixo as noções de criatividade, espaço potencial e o brincar - e prossegue com breve relato de uma experiência de intervenção em uma escola, segundo a ótica da psicanálise. Nesta experiência, pode-se ter o vislumbre de um trabalho favorecedor de transformação nas potencialidades dos participantes da cena escolar em um espaço de encontro possível entre Psicanálise e Educação.

Keywords : Psicanálise; Educação; repressão; criatividade; experiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )