SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número28O véu do inconsciente e a questão da angústiaUma análise psicanalítica da compulsão e da impulsão a partir da perspectiva do gozo e do ato índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MACIEL, Maria Regina. Psicanálise e Educação: do barulho à batucada. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.28, pp. 169-181. ISSN 1413-6295.

Este artigo parte de uma recapitulação dos principais comentários feitos por Freud relativos à Educação e prossegue acompanhando alguns trabalhos contemporâneos sobre o tema, nos quais os laços entre os dois campos - Psicanálise e Educação - são refeitos. Em seguida, o artigo apresenta um panorama da renovação que o pensamento de Winnicott nos oferece quanto a esta questão - tomando como eixo as noções de criatividade, espaço potencial e o brincar - e prossegue com breve relato de uma experiência de intervenção em uma escola, segundo a ótica da psicanálise. Nesta experiência, pode-se ter o vislumbre de um trabalho favorecedor de transformação nas potencialidades dos participantes da cena escolar em um espaço de encontro possível entre Psicanálise e Educação.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; repressão; criatividade; experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )