SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número29As novas tecnologias de comunicação: questões para a clínica psicanalíticaLimites e possibilidades de diálogo: a teoria pulsional e a teoria das relações de objeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

VILLELA, Angela Bezerra. A atualidade da psicanálise: do HIV à escuta pulsional. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.29, pp. 77-87. ISSN 1413-6295.

O objetivo maior deste artigo é trazer à tona uma das mais recorrentes críticas feitas à psicanálise e tentar contestá-la. Um ponto específico, visto como referência negativa da teoria freudiana, diz respeito ao fato de que a escuta pela via do inconsciente, um de seus principais alicerces, não atenderia a determinadas demandas que são emergenciais. Por ser a velocidade uma das características contemporâneas mais contundentes, a temporalidade mais lenta exigida pela teoria, impediria a eficácia da mesma diante da urgência que certas situações clínicas demandam hoje em dia. Esse tipo de alegação cai por terra face ao conceito de pulsão, que subverte, totalmente, esse olhar equivocado sobre o legado de Freud.

Palavras-chave : AIDS; morte; segregação; urgência; técnica; Aids.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )