SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número29A atualidade da psicanálise: do HIV à escuta pulsionalInvisibilidade, identidade e laço social na contemporaneidade: sobre a exclusão nas esferas psíquica e social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

JUNQUEIRA, Camila  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Limites e possibilidades de diálogo: a teoria pulsional e a teoria das relações de objeto. Cad. psicanal. [online]. 2013, vol.35, n.29, pp. 89-104. ISSN 1413-6295.

Neste artigo, procuramos examinar os limites e as possibilidades de diálogo entre duas linhas teóricas em psicanálise: a teoria pulsional de Freud e a teoria das relações objetais, representadas aqui, a partir dos desenvolvimentos de Winnicott, apresentando também as preciosas contribuições de Green para o assunto. Se para Green, em princípio, a oposição entre essas teorias não se coloca, mais recentemente esse autor apresenta sua 'teoria dos gradientes' que corrobora com nossa proposta de articular essas teorias considerando a existência de dois níveis de apreensão do Self.

Palavras-chave : Psicanálise; teoria pulsional; teoria das relações de objeto; teoria dos gradientes; Green.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )