SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número30Mutações da subjetividade contemporânea: performance e avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

CELES, Luiz Augusto Monnerat. Revisitando o método freudiano de psicanálise: impasses e transformações ensejadas pelo Eu. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.30, pp. 11-29. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste artigo é delimitar mudanças no método freudiano de psicanálise que abordem as experiências primitivas ou arcaicas. Com base nas transformações da compreensão psicanalítica, a partir da inclusão do Eu como objeto de análise, busca-se estabelecer o papel das construções como método de psicanálise. Elas trazem autonomia para o analista em relação à ausência de recordações do analisando, privilegiando-se, assim, a atenção flutuante. Um modelo de constituição do Eu, a partir da paranoia, mostra a importância do autoerotismo na base do Eu. A análise de um exemplo freudiano de construção revela que as construções esclarecem as mudanças no objeto em sua relação com o sujeito e evidenciam destinos pulsionais; nisso, a atenção ao autoerotismo se constitui fundamental.

Palabras clave : Eu; construções; experiências primitivas; autoerotismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License