SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue30Revisiting the Freudian method of psychoanalysis: impasses and transformations motivated by EgoSymptoms of olds? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Mutações da subjetividade contemporânea: performance e avaliação. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.30, pp. 31-41. ISSN 1413-6295.

Conforme já salientado por Alain Ehrenberg, o culto à performance tornou-se imperativo nas sociedades liberais avançadas. A ele se articula uma intensificação de regimes contínuos e permanentes de avaliação, cada vez mais incorporados. Tal regime deve ser distinguido das pressões disciplinares e da normatividade moderna. Na esteira de filósofos europeus tais como José Gil e Barbara Cassin, este artigo investiga a lógica implicada no atual diagrama da avaliação, que introjeta e dissemina sentimentos de incompetência, frustração e inferioridade. No lugar de compreender criticamente o mundo em que se vive, sofrem-se as sequelas produzidas por novos e asfixiantes ditames, ligados ao funcionamento acelerado do capitalismo tardio.

Keywords : Avaliação; performance; cultura contemporânea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License