SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número30Aspectos da compulsão à repetição na toxicomaniaSobre os conceitos de verdadeiro self e falso self: reflexões a partir de um caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ANTONELLO, Diego Frichs  e  GONDAR, Jô. E quando não há fios lógicos?. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.30, pp. 89-112. ISSN 1413-6295.

O objetivo deste artigo é apresentar a escrita de testemunho como uma saída para o acontecimento traumático; saída que não passa necessariamente pelos processos representativos propostos na teoria freudiana. Para isso, buscamos ampliar a noção de memória da Carta 52, tomando como base os conceitos de neurose traumática, dor e figurabilidade. Esses conceitos serão articulados à necessidade de escrever destacada na literatura de testemunho. A linguagem do sensível e o desmentido, proposta por Ferenczi, nos auxilia a entender a escrita de testemunho como uma forma criativa de lidar com o traumático e, também, como um mecanismo de proteção contra a indiferença do outro.

Palavras-chave : Trauma; escrita; testemunho; irrepresentável; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License