SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número30Algumas contribuições de Winnicott e Lacan para a análise de casos e situações-limiteO mito das Amazonas em cena: uma discussão psicanalítica sobre a feminilidade e o gênero índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versión On-line ISSN 1413-6295

Resumen

BARROS, Renata Reis  y  MOSCHEN, Simone Zanon. Implicações éticas perante a angústia e a urgência. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.30, pp. 149-169. ISSN 1413-6295.

Partindo do campo da psicanálise, o artigo aborda a questão da ética perante a angústia e a relação desta com o desejo e a demanda de urgência que é gerada. Abre-se uma discussão acerca da possibilidade de nos valermos da angústia como motor da análise. E, ao abordar o tempo lógico de Lacan, vislumbramos ainda o analista como elemento capaz de promover, em transferência, o tempo de compreender que permitirá uma possível saída da angústia para a emergência do sujeito do desejo. Trata-se, então, de uma discussão, não apenas sobre o afeto angústia e a urgência, mas também sobre a ética e, consequentemente, a política de um fazer clínico que leva consigo o compromisso com o desejo.

Palabras clave : Angústia; desejo; ética; urgência; psicanálise; tempo lógico.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License