SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número31Sexualidades: fronteiras, limites, limiaresGoze!: Notas sobre a Nova Economia Psíquica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

HELSINGER, Natasha Mello. As mutações na cultura, no narcisismo e na clínica: o que muda e o que faz falar os pacientes limítrofes?. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.31, pp. 69-93. ISSN 1413-6295.

Investigaremos a questão narcísica nos estados limítrofes de analisabilidade (GREEN, 1975), situando-os no contexto da cultura do narcisismo (LASCH, 1979). Apresentaremos algumas transformações vividas pelo estatuto do narcisismo na obra freudiana, contemplando-o em sua dimensão constituinte, como também, patogênica. Em seguida, partiremos das propostas greenianas, para articular o narcisismo de morte à patologia limítrofe que, por sua vez, é caracterizada pela fragilidade narcísica e pelo desinvestimento objetal. Poderemos compreender, assim, de que formas as mutações na cultura e nas experiências narcísicas podem produzir e exigir mutações na clínica.

Palavras-chave : Sociedade contemporânea; patologia limítrofe; narcisismo; narcisismo de vida e de morte; trauma.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License