SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número31Sobre as alucinações: o que Freud enxergava nas vozes de Schreber?Sintoma infantil: efeito da transmissão psíquica? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

KLAUTAU, Perla; KISLANOV, Sara  e  WINOGRAD, Monah. A função terapêutica do traumático. Cad. psicanal. [online]. 2014, vol.36, n.31, pp. 151-168. ISSN 1413-6295.

A partir do atendimento psicanalítico a pacientes que sofreram desfiguramento súbito da face e a sujeitos portadores de sequelas cognitivas em função de acidente vascular encefálico (AVE) ou traumatismo crânio encefálico (TCE) sofridos, foi possível investigar diferentes formas de (re)organização psíquica. Tanto a experiência de esfacelamento da face quanto o aparecimento de sequelas cognitivas, conduzem a modos primários de defesa. Nestes casos, a função terapêutica do traumático possibilita a atualização de traumas infantis, propiciando uma abertura para a realização de um trabalho de elaboração e, consequentemente, o surgimento de novas questões a serem investigadas.

Palavras-chave : Trauma; desamparo; pulsão de morte; compulsão à repetição; pulsão anarquista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License