SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número32Desamparo materno e recusas alimentares na primeira infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

PEREIRA, Claudia Rodrigues. A construção da subjetividade contemporânea e sua relação com a depressão. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.32, pp. 17-41. ISSN 1413-6295.

O artigo destaca as transformações subjetivas que estão intimamente relacionadas com o aumento das formas contemporâneas de depressão. Partimos de leituras que privilegiam o declínio da força normativa das grandes narrativas que serviam de guia moral para a construção da subjetividade moderna e que evidenciam as mudanças na relação do sujeito com o corpo e com o cuidado de si, tomando-as como elementos fundamentais na formação das antinomias psicológicas atuais. As transformações estão associadas à passagem do homem moderno para o homem pós-moderno, que se caracteriza pela busca de satisfação extremamente orientada em direção ao prazer e a estímulos sensórios em detrimento do aperfeiçoamento sentimental.

Palavras-chave : Depressão; distimia; subjetividade contemporânea; cultura somática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License