SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue32The construction of contemporary subjectivity and its relation to depressionIs there a Weltanschauung of Psychoanalysis? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

DAUER, Érika Teles  and  MARTINS, Karla Patrícia Holanda. Desamparo materno e recusas alimentares na primeira infância. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.32, pp. 43-60. ISSN 1413-6295.

No que se refere à compreensão psicanalítica, a nutrição infantil se encontra atravessada pelas tramas da relação primitiva entre a criança e o seu cuidador primário, refletindo modos específicos do enlaçamento materno-infantil. O artigo propõe uma investigação acerca da função que a alimentação desempenha na gênese da constituição psíquica, a partir de situações onde se estabelece o sintoma da recusa alimentar. A investigação teórico-clínica foi construída em paralelo ao trabalho de intervenção psicanalítica com crianças desnutridas atendidas em uma instituição do terceiro setor (ONG). Identificam-se relações entre a recusa alimentar da criança, as formas de angústia materna e suas modalidades de identificação.

Keywords : Recusa alimentar; relação mãe-bebê; identificação; narcisismo; angústia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License