SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue32Maternal neglect and alimentary refusals in infancyPsychoanalytic reflections on psychic heritage: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

PALMEIRA, Amanda Barros Pereira  and  GEWEHR, Rodrigo Barros. Existe uma Weltanschauung da Psicanálise?. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.32, pp. 63-84. ISSN 1413-6295.

Em Psicologia Analítica e Cosmovisão (1928/1931), Jung levanta a questão da existência de uma Weltanschauung própria à Psicanálise. A noção pode ser considerada enquanto orientação cognitiva e esquema que media a relação entre indivíduo e mundo em uma dinâmica de interpretação, situando, assim, as aproximações entre sujeito e objeto. Nosso objetivo é, através de uma leitura comparativa com A questão de uma Weltanschauung de Freud, investigar as implicações da assertiva de Jung, considerando que Freud se referia a Psicanálise como técnica e método clínico, e nunca como esquema totalizante de conhecimento. Todavia, Jung insiste no fato de que a Psicanálise possui uma Weltanschauung específica. Quão justa é tal afirmação?

Keywords : Psicanálise; Psicologia Analítica; Weltanschauung; visão de mundo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License