SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número32Considerações psicanalíticas sobre a herança psíquica: uma revisão de literaturaOs protocolos de atendimento na psicologia hospitalar: uma perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

LOPES, Cláudia Mazur. Uma investigação sobre os sintomas bulímico e anoréxico nas redes sociais. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.32, pp. 105-116. ISSN 1413-6295.

Os transtornos alimentares vêm ocupando a cena psicopatológica dos dias de hoje, negando os limites do corpo e denunciando o/um mal-estar na atualidade. Estabelecidos esses sintomas, começa a surgir o medo de não mais conseguir controlá-los. O espaço corpóreo tornou-se um cenário privilegiado para o engendramento das singularidades. Com base na análise de algumas comunidades fechadas do Facebook que abarcam pessoas com anorexia e bulimia, o artigo aborda as escolhas dessas pessoas. Por que ingressar numa comunidade com esse contexto? O que procuram? Em resposta a tais questões, as redes sociais são investigadas, uma vez que consideradas lugares onde ocorre um grau relevante de interações, como no caso das comunidades pró-anorexia e bulimia, que implicam novos olhares sobre o laço social.

Palavras-chave : Bulimia; anorexia; redes sociais; corpo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License