SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número32Uma investigação sobre os sintomas bulímico e anoréxico nas redes sociaisDa higiene mental à higiene química: contribuições para um contraponto entre a criança tomada como objeto pelo higienismo e como sujeito de sua verdade pela psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira  e  BIONDI, Iara Wanderley. Os protocolos de atendimento na psicologia hospitalar: uma perspectiva psicanalítica. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.32, pp. 117-133. ISSN 1413-6295.

Neste artigo, buscamos interrogar os processos avaliativos de gestão, principalmente no que se refere ao uso dos protocolos de psicologia no âmbito hospitalar. Num primeiro momento, abordaremos os processos avaliativos a partir das contribuições de Foucault e Canguilhem. Posteriormente, discutiremos o efeito dessa sociedade avaliativa pela perspectiva da psicanálise, no que diz respeito ao sujeito do inconsciente e seus modos de gozo. Para finalizar retomamos algo da posição do psicanalista nos dias de hoje, fazendo uma reflexão teórica sobre sua atuação na área hospitalar.

Palavras-chave : Protocolo; psicologia hospitalar; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License