SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número33Clivagem e idealização: sobre o luto impossível nas patologias limítrofesO adolescente e o encontro com os impasses do sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

KLAUTAU, Perla  e  DAMOUS, Issa. Caminhos e descaminhos do luto: o trabalho de separação na relação mãe-bebê. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 51-68. ISSN 1413-6295.

Neste artigo, propomos seguir os caminhos e descaminhos do luto, considerando-se a relação de presença/ausência entre mãe e bebê, no processo de separação. Entendemos que a qualidade da presença materna favorece os caminhos do luto por uma via de independência ou, de forma contrária, impede o luto por uma via de reasseguramento da dependência na qual a separação é passível de abrir feridas conforme a melancolia evidencia. Destacamos então a importância de um interjogo entre presença e ausência durante o trabalho de separação, apresentando um fragmento clínico de um caso marcado pelo excesso e ambiguidade maternas em termos de proteção/engolfamento, cuidado/invasão, amor/ódio ao alimentar a filha, invasiva e insistentemente.

Palavras-chave : Luto; Melancolia; Incorporação; Função especular; Separação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License