SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue33Pathways and detours of mourning: The work of separation in mother-baby relationThe metapsychology of self-punishment: revisiting the 'criminals from a sense of guilt' author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

LO BIANCO, Anna Carolina  and  NICACIO, Erimaldo. O adolescente e o encontro com os impasses do sexual. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 71-84. ISSN 1413-6295.

Este artigo tem por objetivo discutir a adolescência a partir da psicanálise. Esta fase é abordada como o tempo de enfrentar as exigências estruturais que estão em jogo na constituição do sujeito, sobretudo no que se refere à injunção ética de assumir seu lugar na identificação sexual e na escolha de objeto. A adolescência surge, no mundo moderno, como uma experiência de transição para a vida adulta, na qual o sujeito deveria se preparar para ocupar um lugar no mundo do trabalho. No entanto, isso mudou na medida em que a cultura contemporânea incita o jovem a exercê-la livremente. Conclui-se que o hedonismo de massas, promovido na cultura, tem o efeito de evitar o encontro com o desejo e a dimensão da castração que ele implica.

Keywords : Adolescência; Psicanálise; Sexualidade; Cultura; Freud; Lacan.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License