SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número33O adolescente e o encontro com os impasses do sexualMídia, violência e trauma: o caso Isabella Nardoni sob um olhar psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

COSTA, Carlos Alberto Ribeiro. A metapsicologia da autopunição: revisitando os 'criminosos por sentimento de culpa'. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 85-104. ISSN 1413-6295.

Este artigo visa apreender, desde a metodologia teórico-clínica, alguns fatores metapsicológicos - parâmetros referentes à economia, dinâmica e topologia do aparelho psíquico - envolvidos nos fenômenos de 'autopunição'. De modo a levar a cabo tal empresa, propõe-se, aqui, o retorno ao tópico freudiano dos 'criminosos por sentimento de culpa', ponto de interface entre psicanálise e criminologia. Se, classicamente, a autopunição nesses 'crimes' é pensada a partir do Édipo, esse texto prioriza sua releitura desde a segunda tópica freudiana, dos conceitos de supereu e pulsão de morte, bem como de construções lacanianas. Por fim, explicitam-se duas vias alternativas ao paradigma dos "criminosos por sentimento de culpa".

Palavras-chave : Autopunição; Sentimento de culpa; Crime.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License