SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número33A metapsicologia da autopunição: revisitando os 'criminosos por sentimento de culpa'Narrando dores: A tatuagem como narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

MELLO NETO, Gustavo Adolfo Ramos  e  NAKAMURA, Telry Shodyi. Mídia, violência e trauma: o caso Isabella Nardoni sob um olhar psicanalítico. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 105-127. ISSN 1413-6295.

O artigo busca analisar a exposição da violência pela mídia à luz da Teoria da Sedução Generalizada. A partir da análise de material jornalístico produzido sobre o assassinato de Isabella Nardoni, apresentamos uma interpretação do modo como a mídia narrou o caso e do interesse do espectador pela violência. Nossa hipótese é de que a mídia lança informações que podem causar gozo, recalcamento e ameaça de trauma e também propõe, através de uma narrativa, uma espécie de elaboração dos possíveis traumas diários de seu público, fornecendo explicações simplificadas de questões complexas. Além disso, a mídia busca, com a violência, seduzir o espectador, que pode reagir a essa sedução, com gozo e, por vezes, com violência.

Palavras-chave : Psicanálise; Violência na mídia; Trauma; Teoria da Sedução Generalizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License