SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue33Narrating pains: The tatoo as narrativeOn bearing hate, on bearing one's own hate: R. N. and S. I. cases and the limits of Ferenczi's clinical treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

COUTINHO, Luciana Gageiro. O adolescente e a educação no contemporâneo: o que a psicanálise tem a dizer. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 155-174. ISSN 1413-6295.

O artigo visa pensar sobre as questões relativas à educação de adolescentes, no contexto social contemporâneo, à luz das contribuições da psicanálise de Freud, de Winnicott e de Lacan. Entendemos que a tensão entre as experiências de dependência e desafio, trabalhada por Winnicott, ou entre a alienação e a separação, teorizada por Lacan, é central na adolescência, trazendo muitas questões para pais e educadores. Os dois autores marcam o paradoxo fundamental vivido pelo adolescente, em relação aos representantes do mundo adulto: encontrar/confrontar para separar-se. Problematizamos, então, as condições sociais atuais para que esse processo se dê, discutindo os impasses relativos à educação de adolescentes.

Keywords : Adolescência; Educação; Psicanálise; Laço social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License