SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número33O adolescente e a educação no contemporâneo: o que a psicanálise tem a dizer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1413-6295

Resumo

ROBERT, Priscila Frehse Pereira  e  KUPERMANN, Daniel. Suportar o ódio, suportar o próprio ódio: os casos R.N., S.I. e os limites na clínica de Ferenczi. Cad. psicanal. [online]. 2015, vol.37, n.33, pp. 175-193. ISSN 1413-6295.

O presente artigo consiste na investigação das articulações ferenczianas sobre o manejo da transferência diante do risco da reincidência traumática na clínica. O percurso contempla do questionamento da posição do analista desde os primeiros escritos de Ferenczi, bem como problemas clínicos, que o levaram à sua teoria do trauma e da identificação ao agressor e à proposição da elasticidade da técnica psicanalítica. Para ilustrar a íntima relação entre construção teórica e investigação clínica, os casos R. N. (Elisabeth Severn) e S. I., do Diário clínico de Ferenczi, são abordados, demonstrando a necessária implicação do analista no manejo clínico, quando o ódio traumático reincide na transferência, em busca de simbolização.

Palavras-chave : Transferência; Trauma; Ódio; Manejo; S. Ferenczi (1873-1933); Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License