SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue34The affection "anguish" in Freud and in Lacan: Discussions for the current psychoanalytical clinicThe melancholy and depressions: biopower, the meaning productions and speeches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cadernos de psicanálise (Rio de Janeiro)

On-line version ISSN 1413-6295

Abstract

MISSONNIER, Sylvain. Gênese e questões epistemológicas da psicologia clínica perinatal. Cad. psicanal. [online]. 2016, vol.38, n.34, pp. 61-89. ISSN 1413-6295.

A recente exploração das origens e das questões epistemológicas da psicologia clínica perinatal requer a retomada da fonte matricial da psicologia clínica, que se define por seu objeto de dupla face: a exploração do cotidiano da realidade psíquica consciente/inconsciente, subjetiva/intersubjetiva do sujeito em questão sob as formas individual/grupal, "normais"/"patológicas"; a implementação prática de dispositivos de encontros intersubjetivos propícios à observação da processualidade associativa verbal/não verbal, focal/livre e a significação subjetivante de sua fenomenologia e de seus obstáculos conflitivos inibidores ou dissociativos. A metodologia clínica desta realidade psíquica é inseparável da sua implementação no contexto cruzado de todos os atores envolvidos. Da mesma forma, a primeira face do objeto da psicologia clínica perinatal será a exploração do cotidiano da realidade psíquica consciente/inconsciente, subjetiva/intersubjetiva do sujeito em situação de tornar-se (novamente) pai, nascer humano e ser cuidador sob as formas "normais"/"patológicas", individual, conjugal e grupal. A atenção direcionada à possibilidade de os pais e cuidadores se beneficiarem de ambientes íntimos, privados e institucionais propícios à metabolização desta amplificação da processualidade associativa verbal e não-verbal (somática, em particular) inerente às transformações biopsíquicas da parentalização, bem como ao seu acompanhamento profissional, constitui a segunda face do objeto da psicologia clínica perinatal. A promessa heurística da psicologia clínica perinatal é discutida.

Keywords : Psicologia clínica; Realidade psíquica; Perinatalidade; Parentalidade.

        · abstract in English | French     · text in French     · French ( pdf )

 

Creative Commons License